Leonardo Passos: marketing e vendas

palestrante-leonardo-passos

1. Qual a importância de ter uma estratégia de marketing definida ao lançar uma campanha ou negócio na web?
Segundo Peter Drucker, negócios são apenas duas coisas: Inovação e Marketing. Sem uma estratégia de marketing definida, a chance do seu produto inovador prosperar na web é praticamente zero, afinal, de que adianta ter o melhor produto do mundo, se ele está dentro da sua garagem e todos desconhecem sua existência?

Quanto vale uma moeda de ouro no fundo do oceano, que ninguém sabe onde está?

A melhor parte é que com uma estratégia de marketing bem definida e criativa, suas chances de sucesso preenchem 50% do que precisa ser feito para alcançar o objetivo.

2. O marketing digital já pode substituir completamente o marketing tradicional?
Não, e nem nunca vai. Eles não competem entre si. O chamado “marketing digital” é uma nova e poderosa ferramenta do “marketing”, assim como vendas, pesquisa, endomarketing, etc. A grande verdade é que hoje grande parte das ações de marketing são executadas nos meios digitais.

A melhor analogia são as conversas dentro do WhatsApp: não é porque elas acontecem através de um meio eletrônico, que estas ações deixaram de ser uma conversa. Se você xingar ou elogiar alguém, os resultados vão ser iguais aos de uma conversa tradicional. O mesmo ocorre com o marketing e os múltiplos meios onde atua. Contudo, diversos clientes que atendo tendem a fazer confusão com esses conceitos.

Mas isso não é tudo. Achar que pelo fato do marketing digital ser feito no ambiente virtual ele não influencia diretamente o mundo real é uma percepção simplista. Hoje os pontos de contato das empresas com seus consumidores estão tão interligados que fica difícil distinguir onde começa um, e onde termina outro.

3. Como o marketing está se adaptando a um mundo tão mais eletrônico e digital?
Como falado anteriormente, marketing é marketing, independente do meio em que atua. Assim temos cartões de visita sendo substituídos por cartões virtuais transferidos por Whatsapp, papel timbrado, substituído por documentos de word e pdf personalizados, cartas diretas aos consumidores sendo substituídas por e-mail marketing, folders sendo substituídos por websites, e pesquisas de mercado sendo substituídas por análise dos hábitos dos clientes dentro dos seus ambientes digitais.

Vale alertar que é impossível uma empresa sobreviver sem nenhuma presença digital. As empresas que não se adaptarem a esses novos canais de comunicação estão fadadas ao esquecimento e a fecharem as portas.

4. Como o WordPress pode ajudar na divulgação do seu produto ou serviço?

O princípio aqui é o da facilidade. Em um mundo tão rápido, as respostas precisam ser imediatas. Dentro deste contexto, a proposta do WordPress ganha cada vez mais fãs pelo mundo todo. Ela abre campo para os “não programadores” poderem se expressar, criar e implantar suas estratégias de marketing na web com facilidade.

Como consultor de marketing e marketing digital há mais de 10 anos, posso afirmar que a intervenção de um programador é mínima e cada vez menor. Plugins como o Visual Composer, Contact Form, Add This e Revolution Slide, economizam horas de desenvolvimento e implementação de estratégias de divulgação de um produto, tornando a tecnologia muito mais democrática.

Steve Jobs, no lançamento do iPhone, disse que em menos de um ano já haveria um app para cada necessidade humana. Posso afirmar que o mesmo ocorre no WordPress: hoje há um plugin para cada necessidade de marketing existente, basta você saber pesquisar, configurar e usar para obter seus benefícios.

5. Qual dica você dá para a empresa ou projeto que está começando suas estratégias de marketing no meio digital?
Foque no cliente e desenvolva um bom website voltado para ele. Aqui na Afirma, quando partimos para criar um site, há dois princípios que sempre estão presentes em cada página desenvolvida: identificar o visitante e provocar uma ação nele.

O processo de identificação do consumidor e de seus hábitos dentro do site, gera dados para melhores ações de marketing futuras. Eles norteiam se o que está sendo feito está certo ou errado. O “papa” do marketing, Philip Kotler, disse que: “Marketing sem mensuração dos resultados, não é marketing”.

A outra dica de ouro aqui, é ter bem clara a ação esperada para o seu visitante, e influenciá-lo o suficiente para que ele execute esta ação. É aqui que faz toda a diferença ter um bom profissional de marketing para te auxiliar na sua estratégia. Se o próximo passo estiver ocorrendo, sucesso, se não, a estratégia precisa ser revista.

Vale lembrar que a internet é como um grande shopping center, onde tudo pisca, brilha e distrai o visitante do seu site. Deixar bem claro qual a ação que você espera do visitante, logo na sua primeira visita, faz toda a diferença. A máxima “A primeira impressão é a que fica” nunca foi tão importante aqui.

Leonardo Passos é um dos palestrantes do WordCamp BH 2016.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Uma ideia sobre “Leonardo Passos: marketing e vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *