Como oferecer boas experiências online com a criação de sites de qualidade

Abordagens sobre a realização de testes para obtenção de sites de qualidade, sobre a importância dos testes, sua presença no nosso dia a dia, motivação para realização dos testes, dimensões da qualidade, estratégias de testes, entre outros.

palestrante-keyla-silva

1. Quais são os principais pontos que definem um site de qualidade?
Cada site possui características próprias e as particularidades devem ser respeitadas. Por isso, nem todos os pontos citados abaixo podem ser aplicados. Mas ao aplicar a grande maioria deles, podemos gerar padrões de construção e desenvolvimento que garantam sites de qualidade com boa aceitação e utilização. Os pontos são:

  • Orientar e conduzir o usuário: Durante a navegação o usuário pode se perder nas páginas. Portanto, para minimizar essa dispersão, o site deve sempre informar o usuário em que página ele se encontra, como chegou até ali e quais são suas opções de saída.
  • Legibilidade, estética e quantidade de informação: Quanto menos o usuário for distraído por informação desnecessária, maior a probabilidade de encontrar o que realmente procura.
  • O usuário deve sempre controlar suas ações: As ações no site devem ser reversíveis.
  • Capacidade do site em se adaptar ao contexto e necessidades do usuário: Devido a diversidade de usuários e suas formas de interação com o site, faz-se necessário que a interface seja flexível o bastante para realizar a mesma tarefa de diversas maneiras.
  • Evitar ao máximo a ocorrência de erros: Quanto menor a probabilidade de erros, menor são as interrupções e melhor é o desempenho e a satisfação do usuário.
  • Padrão e usabilidade na escolha da interface: Um bom site deve ser facilmente reconhecido, identificado e utilizado pelos usuários.
  • Compatibilidade entre o site e o contexto de aplicação: O site deve ter uma linguagem familiar ao usuário. Por isso, não se deve utilizar termos técnicos relacionados à tecnologia web.

2. Qual a importância dos testes nesse processo?
Os testes são importantes pois:

  • Somente o processo de desenvolvimento não garantirá que o produto esteja livre de defeitos;
  • Os testes indicam a presença de defeitos no produto;
  • Quando um produto não é testado, há uma grande chance deste produto possuir erros ou defeitos, assim este produto não vai satisfazer as necessidades do cliente e dos usuários;
  • O cliente quando não está satisfeito com o produto, dificilmente irá contratar novamente a empresa para criação de novos produtos;
  • Se um produto não atende o usuário, ele simplesmente troca por outro onde suas necessidades e expectativas sejam melhores atendidas;
  • Quando não há qualidade no produto, a empresa fica com imagem negativa;
  • Com os testes, é possível ter maior garantia de que o produto não possui erros críticos, os quais, quando existem, podem causar grandes prejuízos para o cliente e/ou usuários.
  • Com os testes, novos clientes ficarão interessados em seus produtos devido às recomendações.

3. Testes devem ser feitos em qualquer tipo de site?
Todos os sites devem passar pela fase de teste, pois o teste será o processo de execução do site para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado. O seu objetivo é revelar as falhas existentes no respectivo site, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas antes da disponibilização do site na internet.

4. Como os profissionais podem criar o hábito de realizar testes nos produtos que desenvolvem?
Profissionais que construírem hábitos de qualidade irão produzir produtos com mais qualidade, e consequentemente gerarão produtos com boa aceitação e utilização. Para isso, é necessário visualizar a qualidade não como um item a mais no processo de desenvolvimento do produto, mas como um fator fundamental que garantirá a satisfação dos clientes e usuários.

5. Quais são as principais ferramentas de teste que você usa em seu trabalho?
Mantis Bug Tracker para gerenciar defeitos dos softwares testados; SoapUi para testar Web Services; OWASP para realizar testes de segurança; Selenium IDE e WebDriver para automatização de testes de software; TestLink, Rational Quality Manager e Team Foundation Server para gerenciar os testes de software, com a especificação dos planos de testes, casos de testes e suítes de testes, com a execução dos casos de testes, registro dos resultados dos testes, geração de métricas e relatórios, entre outros.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante