Customizer – Uma melhor experiência na personalização de temas

Nesta palestra pretendo abordar a evolução da personalização de temas com a Settings API para a Customizer API, falando sobre as características, métodos de implementação e motivações que incentivaram a criação da Customizer API, e seus benefícios para a comunidade e principalmente os usuários. Além disso falaria sobre a Kirki (kirki.org), um “toolkit” que facilita a criação de campos para o customizer.

palestrante-allyson-souza

1. Qual a importância das APIs de personalização na criação de temas para WordPress?
A API é importante para que os desenvolvedores possam criar facilmente opções de personalização dos temas. Depois que a API foi implementada, ela adicionou o item “personalizar” no painel administrativo, na sessão “aparência”. Além de facilitar para o desenvolvedor definir os campos de opções de personalização que um tema pode ter, ela facilita para os usuários, que, independente de qual seja o tema que estiverem utilizando, as opções do tema estarão localizadas sempre no mesmo lugar.

2. Diversos releases recentes têm trazidos novidades nessa área. Isso contribui para acabar de vez com a idéia do WorPress ser somente para blogs?
Eu acredito que os três pilares que fazem do WordPress um CMS versátil, aplicável para diversos propósitos, são: 1. Tipos de Conteúdo Personalizados (Custom Post Types); 2. Taxonomias (Custom Taxonomies); 3. Campos Personalizados (Custom Meta Boxes). Juntos estes três recursos possibilitam a definição de modelos de conteúdo a serem armazenados no banco de dados, bem como os meios de organizar esses conteúdos, que tornam o WordPress um CMS completo. Mas claro que os avanços da API de personalização de temas vêm para reforçar as qualidades do sistema, com a capacidade dos desenvolvedores de oferecer opções próprias à cada tema, expandindo ainda mais as possibilidades da plataforma. Além disso temos a REST API, que possibilita facilmente a utilização do WordPress para a criação de verdadeiras aplicações web, servindo a diversas plataformas e dispositivos.

3. Qual a vantagem de se usar toolkits, como o Kirki, na personalização de temas?
Uma das vantagens da utilização da Kirki é que, utilizando-a, você escreverá menos código na criação dos campos de personalização dos seus temas. Outro ponto é que ela já lidará com a exibição no tema das opções que foram criadas, gerando o CSS com os seletores especificados para estilizar os elementos desejados, e também cuidará da visualização em tempo real das modificações de opções de personalização.

Além disso, a Kirki já te disponibiliza por padrão 26 tipos de campos de opções diferentes para a personalização do seu tema, incluindo campos para seleção de fontes do Google Fonts, campo de seleção de dashicons, e também campos repeater (que permitem a você agrupar diversos campos que podem se repetir, por exemplo campos para definição de ícones mais links de redes sociais) para citar alguns.

4. Qual funcionalidade de personalização você gostaria de ver sendo implementada no WordPress?
Acredito que a evolução da API de personalização já alcançou um bom nível de funcionamento e benefícios pro WordPress. O que eu gostaria de ver sendo implementado na verdade é o aperfeiçoamento do que já existe, principalmente em relação à usabilidade, como o usuário poderá interagir na hora de personalizar um tema, tornando a experiência cada vez mais simples e intuitiva. Quem sabe alguns avanços em relação ao relacionamento de grupos de elementos de personalização com sessões do tema de alguma forma visual, mas em geral acredito que o sistema atual esteja já bastante maduro.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante