Design de temas para WooCommerce

Hoje, a maioria dos temas oferece suporte para WooCoommerce. Mas existe uma grande diferença entre suportar e ser feito para vender.

Vamos explorar algumas das maiores questões sobre como desenhar temas para lojas virtuais que utilizam a maior plataforma de venda online do mundo: o WooCommerce.

Como modelar uma boa interface utilizando a estrutura do plugin? O que pode ser alterado? Quais são as melhores opções de usabilidade? Como potencializar a conversão através do design do tema?

palestrante-anyssa-ferreira

1. Quais são as principais falhas cometidas por temas pagos que oferecem suporte ao WooCommerce?
Uma das principais falhas que são cometidas por temas premium são relacionadas ao fato de que esses temas oferecem um excesso de recursos, já que são feitos para servir a maior quantidade possível de fins. Assim, é comum encontrar-mos os temas “multipurpose” (multipropósito), que servem para sites corporativos, portfólios, e-commerce e outras coisas. O primeiro problema é que, para isso, muitos temas acabam carregando muitos scripts, estilos CSS e outros elementos que nunca serão usados, prejudicando a performance. Na palestra, falarei sobre outro problema comum: como esta falta de “especialização” de um tema pode prejudicar o objetivo principal do site, que é vender.

2. O WooCommerce permite ao designer ir além da interface básica de um e-commerce?
O WooCommerce foi criado seguindo algumas regras de layout de e-commerces que já estavam estabelecidas na época. Por exemplo, a listagem de produtos em grid, o carrinho de compras em tabela, etc. Estas formas de exibição são padrão pois funcionam muito bem. Porém, o plugin permite a personalização de todas estas estruturas. Basta que os designers e desenvolvedores conheçam o funcionamento do WooCommerce para começarem a explorar as possibilidades e irem além da personalização básica de CSS. Falaremos sobre estas possibilidades e como alterar totalmente o visual do plugin.

3. Por que questões de usabilidade e acessibilidade não devem ser deixadas de fora em um e-commerce?
Por um único e simples motivo: taxa de conversão. Quanto melhor é a usabilidade de um site, mais as sessões são convertidas em vendas. E acessibilidade é a base da usabilidade para pessoas que tem algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Se um site não atende o usuário, ele simplesmente troca para outro e efetua a compra onde for melhor atendido, assim como nas lojas reais. Mostrarei exemplos e comparações sobre a importância da usabilidade e acessibilidade para as lojas físicas versus lojas virtuais.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante