Home viva: Do design da interface até a programação do sistema

Home viva é aquela em que o desenho da interface e a gestão do conteúdo são integradas e altamente customizáveis permitindo à equipe de editores ampla liberdade para criar conteúdos com diferentes estruturas visuais.

Nesta apresentação vamos demonstrar como funciona o processo de criação gráfica e o desenvolvimento do sistema utilizando o customizer e criando de widgets que permitem à equipe de conteúdo atualizar a página inicial em tempo real, e ainda, com a integração do google analytics, avaliar quais estruturas visuais dão os melhores resultados.

palestrantes-jefferson-camargo-leo-baiano

1. A proposta da palestra é mostrar formas de melhorar a integração entre layout e conteúdo. Quais são os benefícios que isso traz para o site?
Parte da proposta da palestra é demonstrar que a estratégia de conteúdo de um site, em uma home de um portal por exemplo, pode moldar e mudar totalmente o aspecto visual e disposição da informação de acordo com a necessidade.

2. Quais recursos e plugins o WordPress disponibiliza para tornar essa integração mais simples e produtiva?
Na apresentação vamos mostrar como criar um sistema que permite editar o conteúdo e o layout da página inicial de um portal de conteúdo, visualizando as alterações em tempo real e mapeando os clicks dos visitantes para saber quais blocos e estruturas dão melhores resultados no que diz respeito a chamar o usuário para a ação.

3. Interfaces visuais devem seguir padrões já conhecidos pelos usuários ou experimentar novas configurações?
Interfaces em geral seguem padrões de comportamento conhecidos e moldados pelo usuários ao longo de anos. Entretanto, existem pesquisas que visam identificar qual é a eficácia de implementar um novo comportamento ou uma nova funcionalidade.

4. Qual o conhecimento desejável que designers e produtores de conteúdo devem ter sobre o uso do WordPress?
Para acompanhar e entender as informações que serão passadas na palestra, designers e produtores de conteúdo só precisam de conhecimento mínimo em suas áreas de atuação. Porém, a apresentação contará com uma etapa mais voltada para programadores onde serão apresentadas técnicas e códigos para fazer o sistema funcionar. Nesta etapa, é exigido conhecimento mínimo de lógica de programação para não se perder.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante

Este post foi publicado em por .

Sobre Leo Baiano

Leo Baiano trabalha com desenvolvimento web há 16 anos, começou a trabalhar com WordPress em 2007 e não parou nunca mais, foi amor a primeira vista! Atualmente é programador senior na Master Juris e contribui com a comunidade WP através do desenvolvimento de plugins gratuitos, com patch para o Core, nas traduções da documentação e novas versões do WordPress, administrando o fórum oficial e ajudando pessoas em listas de discussão e grupos do Facebook. Nas horas vagas gosta de brincar, jogar vídeo game e conhecer pessoas, quer tc?