Introdução ao desenvolvimento de temas com frameworks

Serão apresentadas diversas ferramentas e técnicas para desenvolver temas WordPress. Através dos frameworks Odin e Underscores serão abordados os principais truques e recursos disponibilizados para facilitar e agilizar a criação de temas.

Rodrigo Brito

1. Quais são as vantagens de se usar um framework no desenvolvimento de temas para WordPress?
A utilização de frameworks para criação de temas proporciona um alto ganho de produtividade durante o processo de desenvolvimento. Além de disponibilizarem uma estrutura básica para inicialização do projeto, os frameworks geralmente são compostos por diversas bibliotecas e funcionalidades extras que facilitam a criação de componentes, estilização do front-end e até mesmo integração com ferramentas de automatização.

2. O uso de frameworks é recomendado para aplicações de qualquer tamanho?
Independente do tamanho da aplicação, frameworks sempre proporcionarão ganhos na agilidade de desenvolvimento. Apenas temos que tomar cuidado para não dar “tiro de basuca em formiga”. Para aplicações mais simplificadas, é possível modularizar ou até mesmo optar pela técnica tradicional.

3. O que o desenvolvedor deve se preocupar ao procurar um framework para trabalhar?
É sempre interessante optar por projetos mais populares como o Odin, projetos que possuem uma equipe de desenvolvimento ativa, que mantém e disponibiliza atualizações com frequência. Também é importante observar se as classes e funcionalidades disponibilizadas seguem o padrão de desenvolvimento estabelecido pela documentação do WordPress. Isso contribui com a manutenibilidade e padronização do projeto desenvolvido.

4. Quais frameworks você costuma usar em suas aplicações e por que?
Atualmente o framework que mais utilizo no dia a dia é o Odin. Além de possuir boas funcionalidades e integração com diversas ferramentas, como o Bootstrap, Grunt e Sass, o Odin é desenvolvido e mantido pela comunidade brasileira, se tornando assim um forte motivo para valorização e apoio. Não existe um framework que seja uma verdadeira bala de prata, mas você pode combinar e modularizar funcionalidades entre diversos frameworks, pluigns e starter themes, buscando construir uma solução ideal de acordo com a sua demanda.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante