Por que o seu marketing digital está dando errado?

A palestra apresentará como pequenas atitudes no dia a dia podem prejudicar as estratégias de marketing digital. Vou falar também sobre como reverter essa situação e dar algumas dicas práticas de como melhorar as ações dentro da empresa.

palestrante-gabriela-leroy-oliveira

1. Por que pequenas empresas, ou até empresas de uma pessoa só, devem se preocupar com marketing digital?
Os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos. Consultar determinados produtos e serviços na internet antes de escolher em qual empresa fechar a venda é quase automático e instintivo.
Junto a isso, veio também a comunicação bilateral. No modelo tradicional de marketing, a empresa falava com o cliente, e ele não tinha muitas formas de se comunicar. Agora, o maior produtor de conteúdo é o cliente – e ele está onde? Na internet!

Aquele textão que a gente vê no facebook, por exemplo, com alguma reclamação ou elogio precisa ser monitorado pelas empresas, e isso independe do tamanho do negócio.

Seu cliente está na internet, e você precisa estar também por pelo menos dois motivos:

  1. adquirir novas oportunidades de venda;
  2. acompanhar o que ele fala da sua empresa, já que ele tem a capacidade de expandir ou exterminar o seu negócio apertando o “enter”.

2. Qual é a importância das redes sociais dentro de uma estratégia de marketing digital?
As redes sociais são ferramentas de relacionamento com o cliente. No meio dessa mudança nos hábitos de consumo, o relacionamento passou a ser mais valorizado. Os clientes querem que as empresas tirem suas dúvidas e conversem com eles de forma individualizada, e a empresa percebeu que manter um cliente é mais vantajoso e lucrativo do que conquistar novos (e que forma temos de fidelizar um cliente, se não através do relacionamento?).

3. Quais são os principais erros cometidos por quem está lançando sua marca ou seu produto na web?
Um dos erros mais comuns é não conhecer o seu público. Muitas empresas ainda caminham com a mentalidade de que o público pode ser definido em duas linhas, contendo apenas sexo, média de idade e classe social. Agora é fundamental conhecer os seus grupos de clientes potenciais da forma mais detalhada possível, para identificar inclusive quais suas objeções de compra mais comuns e se preparar para quebra-las.

Outro erro muito comum é a utilização de redes sociais como ferramenta de venda. É claro que elas podem (e vão) trazer bons números para o negócio, mas esse é um papel secundário. As redes sociais surgiram para relacionar, e é para isso que elas precisam ser utilizadas no primeiro plano.

Não saber quais são as métricas fundamentais para a sua empresa também é um erro muito comum e que precisa ser revertido o quanto antes. Muitas empresas se prendem às famosas métricas de vaidade, que não possuem significado real para o crescimento da empresa, e esquecem de se atentar àquelas que realmente podem dizer se o seu negócio vai bem ou está à beira do abismo.

4. Qual o primeiro sinal de que uma estratégia de marketing digital está dando errado?
Quando o ROI (retorno sob investimento) não está bom, é a bomba. Antes disso, conseguimos ir observando as métricas mais importantes para a empresa. Se a taxa de conversão está muito baixa e os números não melhoram gradativamente nem com o refinamento da estratégia (segmentação, por exemplo), é sinal de que alguma coisa primária não foi bem definida, e pode colocar em risco todo o investimento. Grande parte dos problemas nas ações de marketing digital está antes da ação propriamente dita (do planejamento para trás é onde normalmente está o problema).

Cá entre nós, um segredinho que será abordado na palestra: uma das maiores causas desse tipo de problema é o investimento nas estratégias erradas. Não é porque todo mundo está investindo em inbound marketing, por exemplo, que você tem que investir. Já diria minha mãe “você não é todo mundo”, e isso vale também para os investimentos em marketing digital. Nem sempre a estratégia da vez é adequada para o seu negócio, e é aí que você tende a perder dinheiro sem saber.

É necessário sair daquela visão utópica do seu negócio e entende-lo sem visão tendenciosa para tomar as decisões certas! 🙂

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante