Symlink em WordPress

Um pouco sobre o que é o Symlink, as vantagens e os perigos de trabalhar com esse modelo. E quando trabalhamos com códigos que necessitam de uma atualização e um suporte constante, como devemos lidar com o versionamento do código, ferramentas como git, github e bitbucket, node.js, grunt ou gulp são indispensáveis.

palestrante-lucas-murta

1. Pode explicar em linhas gerais o que é o Symlink?
Uma definição do termo Symlink seria Link Simbólico. Esse link simbólico é um arquivo especial de disco do tipo link, que tem como conteúdo o caminho para chegar até o arquivo alvo. Podemos relacionar sua funcionalidade com aqueles velhos atalhos do Windows que costumamos ter na área de trabalho. A diferença é que o Symlink aponta para diretórios como se os arquivos realmente estivesse no local solicitado.

Aplicando estes conceitos à estrutura do WordPress, você poderá atualizar vários sites de forma rápida e escalável, padronizando assim a sua base.

2. Qual é o background que o desenvolvedor precisa ter para começar a trabalhar com Symlink?
É necessário que o desenvolvedor tenha experiência em desenvolvimento com o WordPress, para saber lidar com o impacto das atualizações, métodos de teste e validação.

3. Qual o ganho de produtividade que esse modelo proporciona?
Com o Symlink, você pode agilizar bastante seu processos de manutenção e atualização de sites. Com apenas um simples comando você pode atualizar toda sua rede de sites de forma dinâmica.

4. Por onde começar?
A solução do Symlink é fantástica pois é extremamente simples, basta ter conhecimentos básicos em Unix/Linux e da estrutura básica do WordPress.

5. Cite algumas aplicações práticas com o Symlink.
Plugins: você pode atualizar todos os plugins comuns em todos os seus sites. No mesmo exato segundo.
Temas: desenvolver temas com o poder da estrutura Symlink fará você criar sua própria Matrix, tendo o poder de atualizar funções a qualquer momento. Sim você pode ser o Escolhido!
WordPress: mantenha seus sites sempre nas versões mais recentes de forma rápida, segura e testada.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante